Manteiga de cupuaçu dá sabor delicioso às sobremesas e ainda é uma alternativa natural e nacional para cuidados com pele e cabelos.
A manteiga de cupuaçu é um produto natural de origem vegetal, com textura similar a uma pasta, de cor esbranquiçada, e utilizado principalmente para combater o ressecamento da pele e dos cabelos, pois mantém a sua hidratação, entre outras diversas propriedades.
A manteiga de cupuaçu apresenta alta capacidade de absorção de líquidos, cerca de duas vezes superior à da lanolina, que é proveniente de origem animal e frequentemente um produto que causa alergias. Além do mais, a manteiga de cupuaçu é uma ótima alternativa vegana aos derivados animais.
A manteiga de cupuaçu provém do cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum) é uma árvore tropical nativa da floresta amazônica. É uma pequena árvore que atinge de quatro a oito metros de altura quando cultivada domesticamente ou de até dezoito metros de altura quando cresce na mata silvestre. Ela pertence à mesma família e gênero do cacau. O cupuaçu ainda não é muito conhecido no Brasil, exceto na região norte, onde é uma fonte natural de alimento. No entanto, há um processo de popularização desse produto devido à sua versatilidade, já que pode ser utilizado em fins alimentícios, farmacêuticos e cosméticos.
Trata-se de uma fruta grande, em forma de cilindro com extremidades arredondadas, podendo atingir 30 cm de comprimento com média de 1,2 kg de peso. Na maturação, os frutos caem sem o pedúnculo, quando começam a liberar o cheiro característico. O seu interior contém uma polpa branca comestível, suculenta e cremosa, aderida em aproximadamente 25 sementes grandes e ovaladas. A manteiga do cupuaçu é extraída das sementes que contêm aproximadamente 45% de óleo. A produção em plantios comerciais se inicia a partir do terceiro ano e alcança em média 12 frutos por árvore. Sua polpa e sua manteiga têm crescente importância nas exportações da região.
Modo sustentável de obtenção
Existem dois métodos de obtenção da manteiga de cupuaçu: com ou sem solventes ou substâncias químicas. No método sustentável, as frutas de cupuaçu são colhidas na própria selva, já que caem no solo assim que amadurecem, e são recolhidas pelas cooperativas localizadas nas margens do rio Amazonas, constituindo uma fonte de renda para os moradores locais.
A polpa é removida com tesoura e os resíduos que permanecem na semente são lavados. Após este processo, a polpa é congelada, e pode ser comercializada a longas distâncias. Com essa polpa refrescante é possível fazer todos os tipos de doces, sucos, bebidas, cremes, licores, aguardentes, entre outros.
Das sementes se extrai a manteiga por um processo natural de prensagem a frio. Este método tem uma vantagem sobre a técnica do solvente, na medida em que produz manteigas que são superiores em termos de estabilidade, além de serem ecologicamente corretas por serem biodegradáveis, não poluindo o meio ambiente. As cascas e outros resíduos podem ser utilizados como adubos naturais, e isso faz com que esse modo de produção praticamente não produza rejeitos.
Principais propriedades
A manteiga de cupuaçu possui ótimas propriedades que a tornam apta a ser utilizada na pele, cabelos, lábios e unhas. É um triglicerídeo (lipídeo ou gordura) que apresenta um composição equilibrada de ácidos graxos saturados e insaturados, que lhe confere um baixo ponto de fusão, de aproximadamente 30° C, ou seja, acima dessa temperatura passa do estado sólido para líquido. Isso facilita sua utilização, já que ela derrete rapidamente ao entrar em contato com a pele. Apresenta um certo grau de absorvância dos raios ultra violeta (UV), principalmente UVB e UVC (mas não há como medir qual seria a equivalência do produto em termos de fator de proteção solar – FPS).
Pele
Tal como as manteigas corporais, a manteiga de cupuaçu é um emoliente que proporciona um toque agradável, maciez, suavidade e nutrição à pele, possibilitando a recuperação de sua umidade e elasticidade natural por meio da reposição de lipídios (gorduras), principalmente nas peles secas e maltratadas pelas agressões externas. Além disso, a manteiga de cupuaçu contém vários ácidos graxos benéficos (incluindo os ácidos palmítico, esteárico e oleico), muitos polifenóis e fitoesteróis.
O ácido oleico pertence à classe de ácidos graxos monoinsaturados, que são compostos orgânicos constituintes dos lipídeos (gorduras), vitais na construção da membrana celular, estando presente na epiderme, protegendo-a e fazendo parte de sua barreira natural, evitando assim sua desidratação por meio da perda de água da pele. Isso a torna também auxiliar em processos de cicatrização.
O polifenol natural da manteiga de cupuaçu age como um antioxidante, que ajuda a destruir os átomos ou grupos de átomos conhecidos como radicais livres, que ocorrem como resultado normal do metabolismo humano e exposição aos raios de sol, poluição e fumaça de cigarro, por exemplo. Os radicais livres são altamente reativos e podem dar início a uma reação em cadeia de danos em suas células, implicando em envelhecimento precoce e até mesmo diversos tipos de câncer. Por isso a manteiga de cupuaçu também constitui um agente anti-idade.
Os fitoesteróis presentes proporcionam um equilíbrio hídrico-lipídico à camada superficial da pele, mantendo sua hidratação e também conferem um efeito calmante e anti-inflamatório, pois ajudam a controlar irritações e inflamações, tais como eczema, psoríase (doença crônica que causa vermelhidão e irritação) e a dermatite (alergia).
Devido às propriedades já citadas, também possui efeitos benéficos às mãos e aos pés proporcionando maciez às cutículas, e age como um excelente hidratante para os pés cansados e, àqueles que apresentam rachaduras, auxilia no processo de cicatrização, acelerando a reestruturação da pele lesionada.
Cabelos
A manteiga de cupuaçu promove suavidade e maciez aos cabelos, aumentando a sua umidade natural e elasticidade, condicionando-os devido a seu alto poder de absorção de água, como dito anteriormente, e assim evita a desidratação. É ideal para cabelos quebradiços, secos e ressecados devido à longa duração das propriedades de hidratação que repõem a umidade, promovendo a selagem das cutículas e proporcionando um brilho saudável com redução no volume das madeixas.
Modos de usar
Pele, lábios e unhas
A manteiga de cupuaçu também pode ser aplicada diretamente. Para isso, adicione a quantidade desejada nas mãos, esfregando-as para que a manteiga fique mais maleável (isso depende da temperatura, nas mais altas a manteiga ficará mais mole) e aplique na região desejada em movimentos circulares, massageando-a até que ocorra a incorporação do produto pela pele.
Cabelos
Assim como ocorre com a manteiga de Karité, há várias maneiras de utilizar a manteiga de cupuaçu nos cabelos. Seguem aqui algumas sugestões que podem ser adaptadas de acordo com cada necessidade específica:
Pré-xampu: coloque um pouco da manteiga de cupuaçu nas mãos e espalhe bem. Depois, esfregue bem entre as mãos até que ela se transforme em óleo. Aplique sobre os fios secos e não lavados, especialmente nas pontas e mechas/partes mais ressecadas. Não há tempo de pausa específico, você pode deixar quanto tempo quiser, não trará nenhum malefício para seu cabelo. Lavar como de costume em seguida.
Máscara de umectação capilar: depois de lavar os cabelos, retire o excesso de água com uma toalha e aplique a manteiga de cupuaçu evitando a raiz e o couro cabeludo para que não fiquem muito oleosos, mas caso deseje auxiliar no tratamento de psoríase ou dermatites, por exemplo, essas regiões devem ser compreendidas. Coloque uma touca de banho e deixe agir durante 30 minutos. Depois, é só enxaguar os fios com bastante água morna.
Pomada natural: faça como na dica anterior, espalhe entre as mãos e esfregue bem até transformá-la em óleo. Depois, é só aplicar sobre as mechas que deseja estilizar. Se você for usar nos fios em substituição ao silicone, lembre-se de aplicar pouquíssima quantidade para não deixá-los com aspecto pesado.
Tratamento noturno: se você não tiver tempo para fazer a umectação capilar, você pode aplicar a manteiga de cupuaçu sobre os cabelos antes de dormir. Mas é importante lavar os cabelos pela manhã, já que ela poderá deixar seus fios muito oleosos e com aspecto pesado.
Sorvete de cupuaçu
Outra forma de obter os benefícios da manteiga de cupuaçu é por meio do consumo do seu sorvete, uma forma de consumo de cupuaçu que tem se popularizado no Brasil, assim como o consumo de açaí. O sorvete de cupuaçu é delicioso, cremoso e apresenta um aroma agradável e um leve sabor cítrico, além de proporcionar benefícios para a saúde.
Consciência ambiental
E o mais fantástico de tudo isso é saber que é possível usufruir de todas as propriedades da manteiga de cupuaçu de uma maneira sustentável, com mínimo impacto ambiental. Para isso, é necessário utilizar a manteiga de cupuaçu 100% pura, ou seja, não adicionada de outros componentes sintéticos ou obtidas por modo diferente da prensagem a frio que foi descrita anteriormente. Saiba onde comprar esse tipo de manteiga.
É preciso estar atento se a manteiga é pura ou apenas mais um componente de um cosmético convencional, pois muitos produtos usam seu nome apenas como estratégia de marketing para atrair um público que busca por produtos mais sustentáveis e naturais, mas, na verdade, escondem ativos químicos e derivados de petróleo (também conhecidos como petrolatos), que agridem o meio ambiente, pois não são biodegradáveis e dificultam e encarecem os processos de tratamento de esgotos e efluentes.
É possível, sim, manter nossa rotina diária de beleza e alimentação com produtos naturais que apresentam excelentes resultados de forma menos agressiva ao nosso próprio corpo e ao meio em que vivemos. Saiba como adquirir.
Deixe o seu Comentário